terça-feira, 6 de maio de 2008

Film Noir



O Filme Noir (lê-se nuá) é um dos gêneros cinematográficos “de época” mais admirados e populares do final do século vinte, apesar de o termo noir ser desconhecido à época na qual os filmes foram produzidos. Basicamente, ele significa “filme escuro” – uma variação do termo francês do século 19 “novela escura” – referindo-se a qualquer número de dramas policiais carregados psicologicamente dos anos 1940-50. Na época em que foram feitos, os filmes eram relacionados simplesmente a gângsteres ou mistérios, sem qualidades aparentes separando-os de outras produções. Os críticos franceses originalmente usaram a designação film noir para definir filmes dos anos 1930, tais como La Chienne (Jean Renoir) – mais tarde refeito em Hollywood por Fritz Lang sob o nome de Scarlet Street; porém, ele se aplicava igualmente bem a uma particular gama de filmes americanos e foi aceito pela crítica nos EUA a partir do final dos anos 50 para definir um tipo de gênero – especificamente um sub-gênero do filme policial. Hoje, há verdadeiros festivais de filmes noir na programação dos cinemas e redes de TV, uma grande ironia para um gênero que foi definido com um termo que os produtores e críticos da época provavelmente não teriam compreendido.


O Filme noir como gênero definido começou no início dos anos 40, com filmes que lidavam com o lado sinistro de uma psicologia idêntica entre perseguidores e criminosos, a ponto de em The Big Sleep (1946), de Howard Hawks, a seqüência de crimes que suportam a trama ser difícil de discernir. Por outro lado, o primeiro filme genuinamente noir, segundo muitos críticos, foi I Wake up Screaming, de H. Bruce Humberstone, baseado numa novela de Steve Fisher e estrelando Victor Mature, Betty Grable e Laird Cregar. O título pode dar calafrios na espinha, mas os elementos verdadeiramente noir residem no sadismo pesado do personagem de Cregar, um policial obsessivo e homicida que atormenta os dois suspeitos (Mature, Grable) pelo assassinato de uma atriz. O filme conta a história do crime e da investigação, mas sua verdadeira força está na habilidade em fazer com que o espectador se sinta tão ameaçado quanto os dois suspeitos – eles se encontram encurralados numa intricada teia legal e psicológica tecida pelo policial. O espectador sente cada choque, à medida que os fios da teia são puxados bruscamente e tensionados fortemente, assim como os próprios personagens. Torna-se claro após alguns minutos de filme que estamos na presença de algo perigoso e doentio; mesmo nos dias de hoje, assistir a esse filme é uma experiência indescritível. Apesar de ninguém tentar rivalizar conscientemente com I Wake Up Screaming, ele foi padronizado filme noir padrão – a selva de pedra habitada por personagens que parecem perdidos ou feridos psicologicamente e cercados por armadilhas que são mais imaginárias do que reais, com a lei e a justiça sempre excedendo seus limites no sentido de destruí-los. I Wake Up Screaming acrescenta o elemento necessário para representar a lei como uma força sinistra e ardilosa simbolizando a injustiça.


Características:

Acho que o verdadeiro noir tem características:

Temáticas (p.ex. pessoa originalmente não criminosa que é arrastada por um turbilhão {ganância,ciúme,cobiça,etc,depressão...tudo isso} que o leva inexoravelmente à morte ou à ruína);muita decadência moral.
Visuais (p.ex. sombras,olhares);
Narrativas (p.ex. flashbacks, narrativa em primeira pessoa)*
* Um Crime;
* A Perspectiva Dos Criminosos, Não Da Polícia;
* Uma Visão Invertida Das Tradicionais Fontes de Autoridade, Tal Como a Corrupção Policial;
* Alianças e Lealdades Instáveis;
* A “Femme Fatale” (fêmea fatal): A Mulher Que Causa a Ruína e/ou Morte De Um Bom Homem;
* Violência Bruta;
* Motivação e Mudanças Em Complôs Bizarros.


Isso de ser filme americano se compara ao “requisito” de ser em preto e branco. Todo mundo sabe que o noir não combina muito com fotografia a cores (e isso já é motivo pra muita gente não ver tanta graça nos neo-noir). Mas nem por isso deixam de existir bons noir em cores. Tem muitos que eu gosto, mas não sei se é Noir, os atuais.Não entendo muito de Noir, mas o pouco que entendo, é isso.

Nenhum comentário: